Haviv Galisko - O Criador do Krav Panim el Panim

Militar de Carreira serviu as forças especiais de Israel (IDF), lutou pela independência do seu pais, tendo sido ferido várias vezes em combate.

Iniciou os treinos de defesa pessoal tendo como Instrutores na altura os Sargentos do Exército Inglês que ajudavam o agora estado de Israel na luta contra os árabes.

Inicialmente o termo utilizado era Defesa Pessoal e Luta Corpo  a corpo Inglesa (era um misto de Judô-Boxe e Karate mais técnicas de armas do exército. 

Como Haviv Galisko era um excelente aluno e praticante de Karaté, tendo ainda conhecimento de algumas outras artes marciais desenvolveu o sistema de defesa pessoal para as tropas de Israel passando assim mormente as tropas especiais a treinar Kapap.

1930 - 2005

No inicio Kapap centrava-se essencialmente no combate armado (Sabre-Varas-Cintos etc...) e era um sistema 100% Militar e Policial.

Haviv Galisko a revelia do Estado de Israel passa  a ensinar Kapap alguns civis e em especial ao seu filho Moshe Galisko, que logo se tornou o seu melhor aluno e mais graduado faixa preta 8 dan, Iniciou e Fundou o que é o hoje  a International Kapap Association (IKA) única em Israel e reconhecida pelo estado.

 

Haviv Galisko treinou e formou tropas na área da defesa pessoal e dentre eles Imi Lichtenfeld (o pai do Krav Magá), Haim Zut, e outros.

 

Com  morte de Haviv Galisko o seu filho Moshe Galisko fica como herdeiro natural e sendo o aluno mais graduado ascende aos comandos da IKA de Israel, foi nomeado presidente e diretor da International kapap Association, sendo um antigo oficial para-quedista e tendo ainda passado pela Mossad este consegue concretizar o sonho de seu pai trazer para os civis e para fora de Israel o Kapap, que até a data tinha sido impossível.

Conhecedor de artes Marciais e Desportos de Combate ainda mais modernas, introduz técnicas novas e mais avançadas, estando num constante desenvolvimento tornando o Kapap apetecível, inovador, eficaz. Criando o que é hoje o Kapap Moderno.