O que é Kapap?

Kapap ( em hebraico: קפא"פ, קפ"פ ) é a sigla para o Krav Panim el Panim, traduzido para a língua portuguesa: "frente a frente de combate". É um sistema de combate de táticas defensivas, ofensivas e defesa pessoal, desenvolvido para a realidade nos campos de batalha (militar), para lutar desarmado e / ou com uso de armas de fogo, facas etc.

O Kapap foi a base para a criação do popular Krav Magá, pois as forças armadas de Israel já praticavam esse sistema muito antes de surgir o Krav Magá, que ficou conhecido mundialmente porque o Krav Magá foi desenvolvido para ensinar a civis, enquanto naquela época o Kapap era restrito às forças armadas e à policia, não sendo permitido o seu ensino fora dos muros de tais organizações, então o Krav Magá ganhou o mundo primeiro do que o Kapap, pois o número de instrutores e professores formados no Krav (pelo o Imi, que ficou conhecido mundialmente como o pai e criador do Krav Magá) superava os do Kapap. A título de esclarecimento, o próprio Imi treinou Kapap.

 

Com o crescente fenômeno da violência nos grandes centros urbanos e o remédio para defender-se desse mal seria um sistema de defesa pessoal que fora criado por uma nação que enfrentava todo tipo de violência, entre elas o terrorismo, e diferente de toda arte marcial conhecida, o mundo se rendeu ao Krav Magá, e com isso vários professores com intuito de enriquecerem sairam pelo mundo montando turmas de alunos e disseminando histórias, umas reais e outras não. O Krav Magá virou febre no mundo todo e por isso organizações e mais organizações surgiam para defender seus interesses e conseguir transformar o ensino do Krav Magá em uma ótima fonte de renda, com isso muitos problemas surgiram, inclusive no Brasil .

Atualmente o Kapap vem ganhando espaço devido a possibilidade de ensina-lo fora dos muros de organizações policiais e militares e aos poucos as pessoas vão conhecendo este sistema de defesa pessoal israelense que é tão bom quanto o Krav Magá, afinal o Kapap seria a fonte inspiradora para o Krav Magá ou melhor seria o pai e a mãe.O sistema Kapap evoluiu através dos instrutores de combate, que eram formados em artes marciais e sistemas de combate, retirando suas reais aplicações para o campo de combate e criando metodologias fáceis e de extrema eficiência para que os combatentes pudessem aplica-la no front.

 

Kapap é um eficiente sistema de defesa pessoal e não arte marcial, ele evolui constantemente, vai desde técnicas de combate desarmado, como técnicas de combate armado (faca, bastão, fuzil, pistola, lançamento de pedras etc.). Ele é uma doutrina de combate composto de uma combinação de vários estilos de combate.

 

Kapap é um sistema com sua própria identidade e técnicas. Tecendo um paralelo poderia afirmar que assim como o filipino tem o Arnis Kali Silat como sistema de combate no uso da faca, o Kapap (acrônico do Krav Panim el Panim) é baseado inteiramente no fuzil de assalto. É portanto um sistema eminentemente militar, muito eficaz, mas extremamente perigoso. Assim a aplicação dos golpes e áreas marcantes são limitadas pelo tipo de roupa característica do militar de Israel: capacete, colete a prova de balas com placas de cerâmica, faca de combate no peito, pistola e fuzil. Um exemplo: não há nenhuma disposição, por exemplo, pancadas no peito, pela simples razão de estourar a mão em um colete a prova de balas com proteção de cerâmica.

 

Uma curiosidade legal é que as defesas do Kapap tem uma forte inspiração nas técnicas filipinas. O Kapap não discrimina nenhuma arte marcial ou sistema de defesa, até porque sua essência vem de vários estilos, é por isso que o Kapap evolui e sempre continuará evoluindo.

Formação:

A formação Kapap é baseada nos conceitos do que técnicas. Pretende-se que o praticante através do desenvolvimento de exercícios de incorporar os conceitos do sistema, para que então possa desenvolver técnicas específicas para a situação que se apresenta em combate. Esta é uma diferença importante com outros sistemas de controle baseado na criação de reflexos condicionados pela repetição das técnicas.

Alguns desses conceitos são:

 

-A técnica de dois pontos.

-A posição relativa.

-A economia de movimento.

-Não quebre contato.

-Avaliação e desenvolvimento.

 

Áreas gerais de trabalho são:

 

-Combate corpo a corpo.

-A resolução de garras e estrangulamentos.

-A luta no solo. 

-Os combates com armas

 

Um ingrediente principal em exercícios de treinamento Kapap é a incorporação de estresse, através do qual pretende replicar algumas das alterações psico-físico esperado por pessoa por um confronto real.

 

Entre as armas de combate, treinadas, principalmente:

 

-Lutando com uma vara

-Resolução de assaltos com Blunt Combate à faca

-Resolução de assalto com itens farelos

-ICPS (Instintiva Point tiro de combate)

-Resolução de assaltos com armas de fogo.

REDES SOCIAIS:
ENDEREÇO:
  • w-facebook
  • White Instagram Icon

Centro de Treinamento Kravista - Av. 28 de Abril n° 621/4° andar - Centro/Ipatinga 

Sala de Terapias - 4° andar sala 401

Sala de treinamentos - 4° andar sala 403

kravista.com.br - © Todos os direitos reservados.